Posted by : Leo Augusto domingo, 5 de setembro de 2010

Influência do Calibre dos Fios Ortodônticos e da Força de Ligação entre Bráquetes e Fios no Coeficiente de Atrito
Autores:
Cristine Pritsch Braga
Guilherme Drumond Vanzin
Ernani Menezes Marchioro
João Carlos Pinheiro Beck
Luiz Glock

Neste artigo, publicado no ‘Jornal Brasileiro de Ortodontia & Ortopedia Facial’, os autores pesquisaram a influência do coeficiente de atrito estático entre bráquetes e fios ortodônticos de aço inoxidável, variando a força de ligação entre os bráquetes e o calibre dos fios.

“O atrito é definido como uma força que resiste ao movimento relativo entre dois corpos em contato, podendo ser estático (aquele que impede o movimento) ou dinâmico (o qual ocorre durante o movimento). O atrito existente entre as superfícies de fios e bráquetes ortodônticos sempre foi um foco de preocupação dos Ortodontistas. Isto se deve ao fato de que, durante a movimentação dentária, o atrito é uma importante força contrária ao movimento ortodôntico. Portanto, deve ser controlado, afim de que não seja necessário aumentar a magnitude da força aplicada.


Existem inúmeros fatores que influenciam o coeficiente de atrito, como:o calibre do fio e a força de ligação entre o bráquete e o fio. Sendo que o calibre do fio é um fator significativo quando se está determinando a quantidade de força necessária para superar o atrito. Dessa forma, o calibre é diretamente proporcional à força necessária para iniciar o movimento dentário.”

De acordo com os resultados do presente estudo, pode-se concluir que:
- Fios ortodônticos mais calibrosos apresentaram maior coeficiente de atrito estático quando comparados com os menos calibrosos.
- Quando se aumentou a força de ligação entre bráquetes e fios, houve um aumento concomitante no coeficiente de atrito estático.
- Fios com menor calibre sofreram menos influência da força de ligação, com relação ao atrito.
- Quando a força de ligação entre bráquetes e fios foi menor, os valores do coeficiente de atrito estático foram semelhantes entre fios de menor calibre.


Agora que você já sabe um pouco mais sobre a força de atrito, pense nos bráquetes auto-ligados...

Visite a pagina do CETROblog no Facebook

- Copyright © CETROblog - Hatsune Miku - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -