[HÁBITOS DELETÉRIOS] APARELHOS ESTIMULADORES — PÉROLA DE TUCAT ou BLUE GRASS

 Home / Blog / [HÁBITOS DELETÉRIOS] APARELHOS ESTIMULADORES — PÉROLA DE TUCAT ou BLUE GRASS

[HÁBITOS DELETÉRIOS] APARELHOS ESTIMULADORES — PÉROLA DE TUCAT ou BLUE GRASS

Share Button

P_20170717_162253_1_p_1A pérola de Tucat foi um dos primeiros dispositivos estimuladores orais utilizados, não somente como reeducador lingual, como também para estimular a língua a adotar uma posição mais posterior e, assim, erradicar ou controlar o hábito da interposição lingual.

trata-se de uma esfera de rotação livre ao redor de uma mola metálica que pode ser aplicada sobre placas removíveis ou colocada no ômega de um arco transpalatino quando se quer utilizar de forma fixa.

Alguns autores propõem a colocação da pérola em uma posição mais retrosiva com relação à papila retroincisiva, com a finalidade de garantir que a língua, logo após o tratamento, conserve sua nova posição e não vestibularize os incisivos.

VANTAGENS:
1. É um dispositivo ágil e bem aceito pelo paciente.
2. Econômico e fácil de colocar.
3. pode ser colocado de forma fixa ou removível fixado no acrílico da contenção.
4. Seu princípio terapêutico baseia-se na curiosidade da língua que vai fazer com que sempre esteja em contato com a pérola, estimulando sua colocação mais posterior.

DESVANTAGENS:
1. Consome tempo de confecção.
2, Tende a adquirir odor ruim com o tempo.
3. Favorece o acúmulo de placa na pérola.
4. Fraturas na pérola.

RECOMENDAÇÕES:
1. É um dispositivo leve e pequeno que pode ser utilizado junto a algum aparelho restritor de língua, como as grades linguais durante a terapia ortodôntica para estimular a colocação em uma posição mais posterior da língua.
2. Recomenda-se sua utilização com distrator lingual na etapa de retenção, uma vez terminado o tratamento ortodôntico, para evitar possíveis recidivas.
3. Deve-se instruir o paciente para que, a cada vez que deglutir, coloque a ponta da língua na pérola para reeducar a língua em uma posição mais fisiológica.

FONTE:
1.001 DICAS EM ORTODONTIA E SEUS SEGREDOS – Esequiel E. Rodríguez Yáñez – REVINTER – AMOLCA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>